Rotas de Observação de Aves

Oferecemos cinco rotas de observação de aves na região onde estamos sediados que podem ser conjugadas entre elas, para além de três rotas extra que cobrem outras regiões do Norte de Portugal. A duração mínima de cada rota é de meio dia, podendo ser prolongada até 1 dia completo, ou até vários dias no caso de pretender conjugar várias rotas. As rotas podem ser efectuadas individualmente ou em grupo, até um máximo de 15 pessoas. Neste caso, pode optar por ficar alojado num dos vários parceiros de turismo rural onde fazem jus à tradição de bem acolher, pela qual a região Norte é famosa.
Pode também saborear a gastronomia regional confeccionada pelas tasquinhas tradicionais nessas casas tradicionais ou então num picnic se o tempo assim o permitir.

Serra da Aboboreira

Uma serra branda esquecida no tempo que se destaca por ser escolha de muitas espécies para nidificar. Por esta serra vamos percorrer caminhos e estradões que percorrem planaltos pontilhados por aglomerados graníticos, vestígios megalíticos, matos de montanha, pastagens e carvalhais que se encontram nas imediações de aldeias ainda geridas de forma tradicional.

Serra do Marão

O Marão é um local inesperado, onde as surpresas podem acontecer. Nesta rota vamos visitar diferentes tipos de locais da serra, incluindo os picos mais altos com grandes escarpas viradas a este. Estas zonas altas e escarpadas, são refúgio e dormitório de algumas das espécies mais especiais da serra.

Rio Olo

Caminhar junto ao Rio Olo é aproveitar as margens de um dos rios mais selvagens da europa. Nesta rota vamos passar por águas límpidas de montanha, por quedas de água de muitos metros de altura, por margens de vegetação densa que ladeiam rápidos rochosos e por zonas florestais e agrícolas onde a vida está selvagem prospera ao lado dos modos de vida tradicionais dos habitantes das aldeias.

Serra de Montemuro

Serra de verdes pastos com afloramentos graníticos que serve de local de nidificação de raras espécies rupícolas.

Amarante

Amarante, cidade antiga e banhada pelo rio Tâmega tem uma vida selvagem por descobrir.

Douro Internacional

O Douro internacional é a terra das aves de rapina. Nesta rota vamos visitar diferentes arribas e miradouros do vale encaixado do Rio Douro onde vamos observar um grande número de aves de rapina, necrófagas e outras planadoras.

Litoral Norte

As melhores zonas húmidas da região Norte. Na rota litoral Norte vamos poder visitar um dos três locais: Caminha; Esposende ou Barrinha de Esmoriz ou a rota maior, visitando os três locais para aproveitar ao máximo.

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Um parque nacional que guarda montanhas, rios, cascatas e muita biodiversidade. A rota do Parque Peneda Gêres passa por muitas paisagens diferentes, entre eles montanhas nevadas de inverno, onde se escondem alguns dos mamíferos e répteis mais esquivos do país.

Officina Noctua
Rua Miguel Pinto Martins nº38 4600-090 Amarante
(351) 938664774 :: officina.noctua@gmail.com

Officina Noctua © MMXX
Todos os direitos reservados